Introdução

Costelinha que fazemos na família há anos e hoje vou compartilhar com vocês, se quiserem experimentar... A carne não é temperada com antecedência e só leva sal, colocado enquanto frita. A panela precisa ser grossa e grande, acompanhando a quantidade de carne.
Para 6 pessoas preparei 1 k e 600 grs de costelinha cortada em pedaços pequenos.
Faço uma limpeza na carne retirando algumas peles e nervos e deixo com um pouco de gordura, sem excesso.

Ingredientes

1k e 600 grs de costela suína cortada em pedaços miúdos,

2 colheres (chá) de sal,

1 a 2 colheres de óleo,

1 cebola em rodelas (se quiser acrescentar no final da fritura).

Modo de preparo

Numa panela grande e grossa coloque umas colheres de óleo, ligue o fogo e coloque a carne para fritar. Em outra panela menor, coloque 1/2 litro de água com uma concha dentro. Ligue o fogo e esquente um pouco essa água.Reserve.

Frite a carne em gás alto mexendo um pouco. A carne começa a soltar água e gordura . Tampe a panela e abaixe a chama do gás. Mexa algumas vezes e quando secar a água, acrescente uma colher de chá rasa de sal, mexa bem e acrescente uma concha de água. Esse processo você vai fazer como se fosse um risoto: fritar , colocar água, mexer…

Num desses intervalos, coloque a outra colher de sal.

Demora uma hora e quinze minutos para ficar pronta e depois de quatro conchas de água colocada nos intervalos da fritura.

A carne fica macia, cozida e levemente frita depois desse tempo.

Essa costelinha só leva sal como tempero, mas você pode acrescentar cebola e alho em rodelas depois que tudo pronto, fritando um pouco  com a carne.

Para acompanhar a carne faça uma salada de folhas verdes rasgadas  (alface,rúcula,mostarda ou agrião) rabanetes picados e temperados com sal, azeite e limão.

Considerações finais

A quantidade de carne e sal dessa receita, serve apenas como referência (pode ser mais ou menos)...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>